segunda-feira, 23 de abril de 2012

A ditadura militar





Regime Militar
Falando em guerra do Vietnã, então por que não falar do que o Brasil passava nessa época? Como ele enfrentou o regime militar?

Em 1964 o Brasil mergulhava em sua nova fase, durante vinte e um anos de pura negligencia ele era comandado por um regime militar o que afetou sua população e seus institutos além de ter marcado a sua nação. Pois assim houve muitos conflitos, e o governo então usou vários recursos como, terrorismo, guerrilhas, censura e muita tortura. Muitos músicos procuraram se expressar em suas musicas, como já dizia o musico Geraldo Vandré: “Caminhando e cantando, e seguindo a canção. Somos todos iguais, braços dados ou não”.
O regime militar era tão bruto que muitos sofriam, ou você lutava pelos direitos de viver livre ou se juntava a oposição. Não era nada fácil viver naquela fase, creio eu. Enquanto o povo lutava e fazia protestos para melhoria, o governo investia em muitos projetos e deixava cada vez mais uma crise econômica devastadora, até que aconteceu, houve a crise do petróleo e assim foi um salto para um novo governo, uma nova vida para a população brasileira.
Assim em 1988, todos os rastros e marcas da ditadura militar foram apagados, mas ainda dependia das pessoas que apenas votassem com consciência. E mesmo assim, até hoje se prevalece isso, pois bem, vote com consciência, pois o nosso futuro depende de nós mesmo, ou seremos os próximos cantores a expressar nossa vida dolorosa em músicas?
E assim encerro a ditadura com um verso da música da lendária Elis Regina, “Minha dor é perceber, que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos”. Ela imagina que aquela tortura certamente nunca acabaria, mas conseguimos mudar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário